sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Frango ao forno com aceto balsamico



Vinagre balsâmico é quase uma religião na Itália, e mais especificamente na Emilia-Romagna. Ela remonta aos monges que faziam seu aceto no século 12. A palavra balsamico tem suas raízes no Latim - que significa "restauração" ou "curativo". O bom vinagre balsâmico de qualidade não é ácido, mas em vez disso tem um sabor doce. Na verdade, existem três tipos de vinagres balsâmicos: Aceto Balsamico Tradizionale, em Modena e Reggio Emilia , com idade mínima de 12 anos, e protegido pela União Europeia

Ingredientes
1 frango inteiro em pedaços para assar
1 ramo grande de alecrim
1 dente de alho grande
¼ colher de chá de sal, pimenta preta moída
4 colheres de sopa de Aceto Balsâmico di Modena

Modo de preparar:

Lave e seque o frango com papel toalha. Arrume o frango em uma travessa refratária. Sobre uma tábua, coloque as folhas de alecrim, alho e sal. Usando uma faca afiada, pique todos os ingredientes até obter uma farinha ou quase uma pasta. Esfregue a mistura em todo o frango e polvilhe com pimenta moída na hora. Deixe o frango marinar por enquanto você tiver tempo, cubra e leve à geladeira.
Pré-aqueça o forno a 250 ° . Retire o frango da geladeira e deixe-o voltar à temperatura ambiente. Diminua um pouco a temperatura do forno.
Asse o frango por cerca de 1 hora, regando com seus próprios sucos a cada 15 minutos. Se o frango não estiver dourado e crocante em cerca de 45 minutos, aumente a temperatura do forno até o máximo durante o tempo restante.
Retire a travessa do forno. Regue o vinagre balsâmico sobre o frango e deixe-o escorrer. Decore o frango com os raminhos de alecrim adicionais. Servir o suco misturado com o vinagre balsâmico sobre cada porção.


(http://ouritaliantable.com/wanderings-regions-of-italy-series/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário