quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Zuppa di cipolla rossa di Tropea - Sopa de cebola de Tropea




Já faz algum tempo descobri o blog Our Italian Table. São dois irmãos, Michelle e Joe, descendentes italianos da Sicília que moram nos Estados Unidos. Tenho encontrado muitas receitas idênticas às da minha família e isso me trouxe uma proximidade cultural muito interessante. Cada descoberta, sinto um prazer enorme de pertença, de ligação.
Eles falam sobre as cebolas especiais de Tropea (que é a cidade de minha avó materna) e da proteção que os produtos possuem dentro da União Européia para não perder suas características.

Zuppa di cipolla rossa di Tropea - Sopa de Cebola de Tropea
Ingredientes:

1/2 xícara de azeite extra-virgem
2 ou 3 dentes de alho, descascados e cortados
2 quilos de cebolas Tropea (são cebolas roxas mais adocicadas) ou outras cebolas doces - cortadas ao meio ou em quatro (se a cebola é grande) e em fatias finas
1 colher de sopa de sal marinho
1 lata de tomates pelados
4 xícaras de água
6 fatias de pão italiano ou outro pão, duro, grosso
6 fatias de queijo provolone
1/3 xícara de queijo pecorino ralado para polvilhar

Modo de preparar:

Em uma panela grande de fundo grosso, adicione o azeite e coloca em fogo médio. Quando o óleo estiver quente, adicione o alho e deixe chiar por cerca de 1 minuto. Tenha cuidado para não queimar. Adicione as fatias de cebola e polvilhe com o sal. Mexer no azeite com uma colher de pau. Reduza o fogo e cozinhe lentamente por cerca de 15 minutos - mexendo sempre. As cebolas irão diminuir de tamanho e vão desenvolver uma cor dourada clara.
Acrescente os tomates na panela. Em seguida, adicione 4 xícaras de água usando um pouco de água para lavar e adicione o suco de tomate restante na lata. Misture com as cebolas. Deixe ferver, em seguida, cubra com uma tampa e reduza o fogo e cozinhe por 45 minutos. Descubra e deixe cozinhar por mais 15 minutos, deixando a sopa engrossar um pouco. Quando estiver pronto para servir, fazer as torradas ou grelhar o pão e imediatamente cubra com o queijo provolone para derreter um pouco na parte inferior de um prato de servir. Concha de sopa sobre o pão. Por cima de tudo polvilhe o queijo pecorino e sirva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário