quinta-feira, 25 de julho de 2013

Torta de Vegetais Grelhados




1/2 xícara de azeite
4 dentes de alho picados
2 pimentões verde, e/ou amarelo , picados
2 cogumelos portobello frescos, hastes removidas
1 abobrinha média, fatiada em rodelas de espessura média
1 berinjela média fatiada em rodelas
Sal e pimenta preta
1 1/2 xícaras de queijo Gouda (ou outro queijo amarelo)
1/2 xícara de folhas frescas de manjericão
Polenta pronta em pedaços
Metade de 1 copo de pera, uva e tomate

Em uma panela pequena coloque o azeite e o alho em fogo médio até sentir o perfume do alho sem deixar dourar; Retire do fogo e reserve.

Coloque a polenta, pimentões, cogumelos, berinjela, abobrinha  em uma assadeira grande e derrame sobre eles o azeite e o alho que foram fritos.  Tempere com sal e pimenta. Para uma frigideira grelhadora , grelhe fatias de polenta por 4 a 5 minutos de cada lado ou até polenta ficar levemente bronzeada e aquecido, usando uma espátula de metal para virar com cuidado as fatias.
Em uma assadeira com aro removível faça as camadas, começando com a polenta, a berinjela e o resto dos vegetais e as frutas. Polvilhe um pouco de queijo e algumas folhas de manjericão sobre cada camada. Pressione para compactar as camadas. Cubra com o restante do queijo, mais folhas de manjericão e tomates. Cubra com papel alumínio.  Coloque a torta no forno e ligue o grill se tiver. Senão coloque no forno normal por 15  a 20 minutos. Tire do forno e deixe esfriar. Remova o anel exterior da bandeja. Use uma faca afiada e serrilhada para cortar em fatias. Se desejar, Decore as fatias com folhas de manjericão adicionais.

 (foto bhg.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário