terça-feira, 30 de julho de 2013

Strogonoff de carne





Segundo o Weakpédia, uma conhecida chef de cozinha russa, mostrou, em seu livro , a primeira receita conhecida para "Estrogonofe de carne com mostarda" que consistia de cubos empanados de carne num molho de mostarda e um caldo de legumes finalizado com uma pequena porção de creme azedo (sour cream), sem cebolas ou cogumelos adicionados a receita. A partir de 1912, foram adicionados ingredientes até chegar em 1938 quando a Larousse Gastronomique incluiu bife em tiras, cebolas e champignons se tornando o prato mais sofisticado do Maxim’s em Paris.
Conta-se que era o prato preferido do presidente norte-americano Abaham Lincoln e do ator Charles Chaplin. Embora hoje não tenha mais seu antigo grande prestígio junto à gastronomia o sucesso do Strogonoff é tão grande, que junto com a lasanha e o filé à parmegiana, é atualmente um dos dez pratos mais vendidos no mundo.

Minha receita de Strogonoff

½ kg filet mignon cortado em tiras
1 cebola ralada
2 xícaras de polpa de tomate ou passata ou tomate pelado batidinho
6 colheres de sopa de ketchup de boa qualidade
3 colheres de sopa de mostarda de boa qualidade
1cálice de brandy ou whisky ou cachaça
Champignons
Creme de leite (lata ou fresco)
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar

Muita gente frita a carne e vai acrescentando o molho e vai cozinhando, cozinhando até a carne  virar um chiclete. Filet mignon, camarão, lula, são alimentos que se passar do tempo de cozimento vira chiclete. Por isso faço o molho em primeiro lugar:

Manteiga e azeite na panela, refoga bem a cebola e acrescenta a polpa de tomate, o ketchup e a mostarda .Deixa cozinhando por alguns minutos para apurar, com a panela tampada. Reserva.
Tempere a carne com sal e pimenta do reino.
Numa frigideira antiaderente (de preferência), coloca uma pingada de azeite e manteiga, frite aos poucos a carne (um punhado com a mão)  para não juntar água. Dá uma sacudida na frigideira para a carne selar dos dois lados, e vai colocando na panela do molho (que já está desligada) cada porção de carne selada, junto com o possível caldo que ela tenha formado.
E assim vai até terminar. No último punhado da carne coloca o cálice de bebida e flambe. Se não tiver paciência prá isso, simplesmente misture a bebida na carne.
Já temos a carne, o molho. Volte a panela em fogo baixo e coloque os champignons ..Mexa e por último coloque o creme de leite cuja quantidade eu sempre decido pela cor que o creme fica. Gosto mais alaranjado do que esbranquiçado.
Sirva com arroz branco e batata palha ou 1 hora antes coloque no forno as batatas palito congeladas.
Delicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário